A inteligência de negócios também é chamada de inteligência empresarial ou, no inglês, business intelligence (BI). Através dela, empresas analisam dados atuais e históricos para tornar a tomada de decisões mais assertiva e ganhar vantagem competitiva. Dados complexos são lapidados em informação acionável (ou seja, que pode ser transformada em ação) e significativa. Portanto, saiba como implementar esse processo no seu negócio, seja ele grande ou pequeno.
O que é inteligência de negócios?
A inteligência de negócios combina análise, mineração de dados, ferramentas e práticas que permitem que empresas tomem decisões guiadas por dados. Ou seja, decisões bem-informadas e assertivas, baseadas em informação de qualidade, que levam a melhores resultados.
Assim, a inteligência de negócios compreende o uso dos dados para direcionar mudanças, eliminar ineficências, se adaptar ao mercado rapidamente e atender às demandas. Essas soluções incluem ferramentas seguras, usuários capacitados para utilizá-las e velocidade na produção de insights.
Como implementar?
1. Desenvolva uma estratégia
Planeje aplicação da inteligência de negócios com cuidado. Sem uma estratégia, a empresa pode perder tempo com dados irrelevantes, por exemplo, ou disseminar orientações conflituosas. Para começar, pense: “O que temos disponível? Qual é o nosso objetivo? Do que precisamos?“.
Então, visualize o sistema de BI. Ele deve integrar as estruturas atuais, ou substituí-las? Quais as funcionalidades necessárias? Dessa forma, defina sua estratégia.
2. Selecione a equipe responsável
Afinal, não se trata apenas de um processo de TI ou financeiro. É multidisciplinar. Assim, requer representantes de toda a empresa. Inclusive, uma tendência da área é que os dados sejam trabalhados, em algum nível, por todos os setores. Por isso, é necessário explicar os benefícios para os funcionários, de forma a evitar a resistência à mudança.
3. Escolha as ferramentas de inteligência de negócios certas
Embora os recursos humanos sejam essenciais, uma estratégia efetiva os combina com a inteligência artificial. Portanto, encontre o software certo para atender às necessidades da sua empresa. Considere aspectos funcionais e não funcionais (por exemplo, segurança e desempenho). Como você vai acessar os dados e interagir com eles?
4. Prepare os dados
Os dados precisam, em primeiro lugar, ser organizados e sincronizados. Quando estiverem consolidados, é necessário avaliá-los segundo alguns parâmetros. Por exemplo, quais são: completos, válidos, consistentes, relevantes e precisos? Essa etapa é longa, complexa e deve receber atenção cuidadosa.
5. Comece pequeno e, então, aumente a escala
Iniciei um teste com alguns KPIs essenciais. A partir do feedback, faça os ajustes necessários. Com o tempo, vá acrescentando KPIs, avaliando como pode otimizá-los ou se devem ser descartados. Com a inteligência de negócios, a empresa poderá acompanhar seu desempenho, identificar pontos fracos, estabelecer estratégias, aproveitar oportunidades e evitar riscos.
Inteligência de negócios para pequenas empresas
A BI pode ser aplicada mesmo em empresas com orçamento e outros recursos mais limitados. Para isso, é importante tirar proveito da IA e automatizar o máximo possível o processo. Por exemplo, na importação de dados para a plataforma de armazenamento. Para consolidar os dados, também há disponíveis plataformas de autoatendimento, que facilitam a visualização e a produção de insights. Todas as empresas, de qualquer porte, se beneficiam de boas práticas e ferramentas de análise dados. Com elas, é possível ganhar vantagem competitiva, destacar-se no mercado, maximizar o ROI e otimizar operações.
A NR Lidera atende empresas de todos os tamanhos, ajudando-as a concretizar a tomada de decisões assertiva guiada por dados. Entre em contato com a gente!