Como as metas podem impulsionar o aumento do ROI

Metas e ROI

Na busca por mais lucro, muitas vezes, nos esquecemos do principal: ter metas claras e realizáveis. Afinal, são elas que vão nortear nosso trabalho. Por isso, se você também quer aumentar seu ROI (Retorno Sobre Investimento), leia este post e veja como as metas podem te ajudar nisso!

Metas: o que são e como usá-las a favor do seu marketing

Toda empresa que busca visibilidade e crescimento, hoje, divulga seu negócio. Isso acontece de forma paga e gratuita, de forma on e off-line. Mas você já parou para pensar qual das suas opções de mídia mais te geram resultados? Quais delas não surtem efeitos? Ainda, você já estabeleceu metas de retorno para seus investimentos?

Se ainda não, é hora de avaliar esses pontos. Para ter um retorno financeiro, mais leads, mais fidelização e mais envolvimento dos seus clientes com sua marca, o marketing assertivo é um dos pilares. Mas, para isso, é preciso mais do que apenas publicar conteúdo. É preciso, então, construir estratégias, que têm início com estabelecimento de metas.

O ROI numa curva de ascensão é o nosso objetivo. E como vamos atingi-lo? Analisando o contexto, mensurando informações e tendo hipóteses concretas para criar novas metas. De acordo com seus resultados atuais e com novas estratégias de mídia, você consegue construir um rumo mais claro para os meses seguintes, por exemplo. Um conceito que pode auxiliar é o SMART.

Leia mais: Mídia Mix Modeling: estatística, estratégia e resultado

SMART: como definir suas metas com este conceito

Para resumir, SMART é um acrônimo, em que cada letra representa uma palavra-chave em inglês na definição das metras. Veja:

| SPECIFIC (específico): como o nome indica, o objetivo deve ser muito claro e específico, pois, se não for, você poderá colocar sua energia em algo amplo, sem foco. Por exemplo: se tivermos como meta “maximizar o ROI”, é algo desejável, mas não específico, pois precisamos de várias pequenas metas para atingir esse desejo. Então, colocar números e prazos definidos pode ser um bom direcionamento. Exemplo: maximizar o ROI em 13% dentro de 3 meses.

| MEASURABLE (mensurável): é como diz a frase… “O que não se pode medir, não se pode gerenciar”. Dessa forma, precisamos ter indicadores de acompanhamento. Para que sei ROI seja ampliado, no caso, precisamos avaliar constantemente as métricas disponíveis. Nesse sentido, olhar o caminhar da meta é uma forma de sentir se ela será atingida no prazo ou não.

| ACHIEVABLE (atingível): sem dúvida, se a meta é de ampliar o ROI em 50% em dois dias, dificilmente atingiremos. Por isso, pensar em metas mais realizáveis, como em pequenos passos, é um caminho mais certeiro de alcançá-la. Além disso, você vai acompanhando o processo com mais ânimo e motivação para seguir, pois vê os resultados acontecendo.

| RELEVANT (relevante): se estamos falando de metas, elas precisam ter relação direta com o trabalho em ação. Elas precisam, de fato, auxiliar a empresa a crescer. Só assim as metas terão resultado positivo.

| TIME (tempo): com certeza o prazo é tudo. Sem prazo, sem foco. Assim, quando trabalhamos com um olho na ação e outro no prazo, temos um caminho direcionado. No entanto, não podemos esquecer que os prazos, assim como as metas, precisam fazer sentido no contexto. Nem tempo de mais, nem tempo de menos. E para avaliar, nada melhor que uma boa análise de dados para construir suas hipóteses, certo?

Metas e ROI

ROI: maximize a sua lucratividade com o Mídia Mix Modeling (MMM)

Já sabemos que o ROI é um indicador de lucratividade, certo? E, sem dúvida, buscamos por mais lucratividade. Essa métrica é uma das mais significativas quando falamos em investimento de mídia. Isso porque é a forma de saber qual foi nosso retorno com base em um determinado investimento em material de marketing.

Assim, quanto maior o ROI, mais certeira está seu trabalho com mídias. Qual rede performa melhor? Qual mídia tem ficado “no zero a zero”? Alguma das mídias está sendo um prejuízo para seu faturamento? Como podemos construir metas para ter esse resultado positivo?

Com essas perguntas em mente, imagine ter as respostas: é esse o propósito do MMM. Avaliar, com base em análise de dados, qual é a melhor decisão na hora de trabalhar com marketing e mídias em geral.

Leia neste post mais detalhes sobre o MMM e entre em contato com a NR Lidera para levar este método exclusivo até a sua empresa.

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress