Inteligência empresarial: por que aplicar em pequenas e grandes empresas?

Business Intelligence

A business intelligence (BI), ou inteligência empresarial em português, permite organizar e analisar dados de interesse de uma empresa. Assim, é possível transformá-los em ideias que vão dar base às suas decisões e estratégias. Dessa forma, esse conjunto de técnicas, que une conhecimento, inovação e negócios, pode – e deve – ser usado em empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Continue lendo!

Por que adotar a business intelligence?

As ideias da business intelligence são capazes de embasar de forma confiável e assertiva a tomada de decisões. Assim, empresas que a adotam se mantêm firmes no mercado. Aliás, os cases de maior sucesso atuais utilizam a BI. A BI pode ser a diferença entre aplicar bem os recursos ou perder dinheiro, por exemplo. Isso pode ser ainda mais decisivo para pequenas empresas.

Como usar a business intelligence?

A BI pode ser usada para:

  • Analisar dados financeiros.
  • Identificar como o cliente se comporta e o que prefere.
  • Acompanhar os resultados do marketing e das vendas.
  • Identificar problemas das operações e otimizá-las.
  • Reconhecer e prever tendências do mercado.

Vantagens da business intelligence

Os pontos positivos da business intelligence são muitos. Então, conheça alguns para começar a entender como a BI pode ajudar sua empresa. Vem com a gente!

Visualização

Ter dados em relatórios, gráficos e painéis, entre outros, oferece uma forma visual mais acessível e dinâmica de tudo. Desse modo, permite melhor compreensão, com impacto positivo na tomada de decisões.

Velocidade

A business intelligence é um sistema que acelera a análise de dados, de forma que permite uma reação rápida ao mercado, aos clientes, às chances e aos problemas.

Dados confiáveis

Colete dados de várias fontes e aproveite-os de acordo com os indicadores de cada empresa. Afinal, dados relevantes e organizados facilitam opções assertivas.

Eficiência e produtividade

Uma visão global da empresa ajuda a ver problemas, otimizar operações, aumentar vendas e lucro. Além disso, é possível medir a satisfação do cliente. Assim, os feedbacks em tempo real geram mudanças que melhoram o serviço. Da mesma forma, ver chances de economia e direcionar o orçamento permitem uma melhor gestão das finanças.

Quer adotar a BI na sua empresa e não sabe como? Então, entre em contato com a NR Lidera! Conte com a gente para ajudar em cada passo.

Compartilhe:

Veja outros textos

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

Viés de confirmação
Marketing

Como aumentar o ROI?

Quando se trata de impulsionar o sucesso de uma empresa, entender como aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) é fundamental. Neste artigo, exploraremos como as

plugins premium WordPress