Pode parecer que não, mas existem tendências para processos de liderança de acordo com o contexto do mercado. Falar em ser um bom líder, em realizar uma boa gestão, é falar, também, em ter boas relações pessoais, conhecer tecnologia e estar sempre atento às novidades. Esses pontos estão, sem dúvida, ligados com os pontos fortes de uma liderança para o cenário do 2º semestre de 2021. Então, continue lendo!
O desafio de exercer liderança
O trabalho de líderes é intenso. Afinal, a balança precisa estar equilibrada. Mas, quando falamos sobre liderança em 2021, surgem desafios. Por conta do cenário pandêmico, a necessidade de rápida tomada de decisão e rápida adaptação invadiu as empresas. As equipes de liderança, assim, foram as primeiras a precisarem imergir no processo.
Pesquisar, estudar, interagir, ouvir: essas são algumas atribuições – não só técnicas, mas também humanas – que as lideranças precisaram desenvolver. E isso segue para o próximo semestre. Nesse sentido, o que se espera é que líderes de hoje mostrem maior inteligência emocional que líderes de anos anteriores. Não é mais um ponto opcional, ou seja, para conduzir uma equipe, é preciso, primeiro, conduzir seu próprio processo de emoções.
A parte emocional da liderança
A cultural de liderança que funcionou bem no passado não é mais eficaz. Quebras de modelos engessados, em relação à saúde emocional dos times de trabalho, seguem acontecendo. Por exemplo, algumas empresas sofrem com pontos cegos e se apegam a comportamentos – como comando e controle – que podem ter funcionado no passado, mas no momento bloqueiam talentos.
Alguns dos pontos no quesito emocional são relacionadas à liderança positiva:
- Atenção plena
- Ter esperança
- Confiança
- Autoestima
- Autoeficácia
- Estabilidade emocional
Nesse ínterim, é válido conhecer características para que possam estar nas rotinas. Estudiosos, como Daniel Goleman, indicam que há quatro perfis de líderes:
Os Líderes visionários – visão inspiradora para os outros;
Aqueles chamados de Líderes de coaching – sabem obter o melhor daqueles ao seu redor;
Líderes afiliados – trazem harmonia e resolução de conflitos para uma equipe;
E os Líderes consensuais – reúnem pontos de vista para coletar informações e tomar decisões.
Ainda sobre estilo de líderes…
Na mesma linha, o estilo transformacional de Bass, da década de 80, é caracterizado por:
Influência idealizada: quando o líder é querido e respeitado por seu time, assim como exemplo
Motivação inspiradora: o líder motiva e inspira
Estimulação intelectual: o líder promove a inovação por ter mente aberta
Consideração individual: o líder trata cada integrante do time como um indivíduo único, com forças, fraquezas e necessidades particulares
Também podemos falar em liderança carismática. Nela, o líder se encaixa em todas as quatro características descritas acima, mas também é hábil na comunicação com os outros, em um nível mais profundo.
Tecnologia e liderança
As empresas com ênfase na tecnologia entendem a relevância dos avanços técnicos, o que, por sua vez, torna mais fácil entender a mudança nas funções de liderança em tecnologia. Na verdade, as tendências se transformam a todo tempo e, com isso, precisamos esperar dinamismo em 2021.
Mais do que nunca, esperam-se conhecimentos em mais do que apenas um campo. Além das tecnologias mais recentes, ter compreensão em processos, infraestrutura, análise de dados, inteligência de negócios e outros é um diferencial. Segundo estudos, as funções de líderes em 2021 serão mais espontâneas e orientadas para o ROI. Dessa forma, isso engloba conhecimentos comportamentais, como os citados no tópico anterior, e técnicos, em relação à tecnologia.
Líderes de 2021: como se destacar
Com certeza, algumas estratégias são essenciais para que haja destaque de um líderes. Então, veja alguma delas:
- Unir negócios, processos e pessoas;
- Ter um papel de inovador;
- Ainda, ter visão técnica;
- Facilitar negócios;
- Explorar novos rumos;
- Por fim, usar a tecnologia a favor dos negócios e dos resultados.
Nesse sentido, em relação à liderança, algumas palavras-chave se fazem presentes:
1. Conhecimento
2. Ser vulnerável
3. Coragem
4. Ser flexível
5. Ser ágil
6. Ser humilde, mas ter segurança no que construiu
7. Mentalidade de crescimento, além de tomada de decisão
9. Gestão de pessoas, isto é, com inteligência social e emocional
11. Comunicação, porém, também perfil técnico
Se conhecer os pontos fortes é importante, conhecer os pontos cegos de um líder, com certeza, é tanto quanto, para que prejuízos possam ser evitados e melhorias feitas. Assim, fique atento em comandos e controles, além de estar com mindset desatualizado. Em complemento, a falta de saber em tecnologia e o pouco contato com pessoas podem ser problemas comuns. A falta de foco em atrair, envolver, desenvolver e reter talentos, sem dúvida, é outro destaque. Então, não deixe de incluir e diversificar seu time. Assim, quando estiver com dúvida em relação a como agir com sua equipe, algumas perguntas podem orientar líderes, para garantir que seja um perfil positivo:
- Isso encoraja ou não a equipe?
- Isso empodera ou não o time?
- Isso energiza ou drena?
Dicas finais
Por fim, para garantir que você tenha um bom comportamento de liderança, pense sempre nestes pontos, propostos por autores como Avolio e Gardner, estudiosos da liderança autêntica:
Modele seus valores pessoais. Além disso, promova a determinação em todo o seu time, sendo um exemplo. E incentive emoções positivas e trocas no local de trabalho. Assim, lembre-se sempre de que ser exemplo é o ponto-chave!
Ainda, cumpra com os compromissos, valorize todos do time, isto é, cultive relações. É válido, sem dúvida, se envolver em trabalho em equipe. Tente resolver os conflitos que surgirão no local de trabalho da maneira mais rápida e eficaz possível. E por fim esteja aberto sobre o seu desejo e vontade de ajudar, além de apoiar os outros.
Leia mais: Sobre o MMM.