Como otimizar o investimento em marketing usando análise de dados: 3 passos

Investimento em marketing

Para ter resultado de marketing, não basta fazer investimento em marketing. É preciso investir adequadamente. Isso significa que, para seu dinheiro ser usado de forma certeira e sem perdas, deve haver estudo e estratégia. Por isso, a análise de dados antes de o investimento ser feito é essencial. Leia mais e entenda!

Investimento em marketing

O marketing bem feito não é aquele em que há mais dinheiro por trás. É aquele feito, sem dúvida, com a estratégica mais bem construída. Então, podemos entender que cada contexto, cada canal, tem suas próprias características e seus próprios resultados. Nem tudo é sobre ferramenta: entender as circunstâncias de cada negócio, em cada mídia, é o que dita o resultado do investimento.

Por isso, a análise de dados é uma das formas de otimizar o recurso que você destina ao marketing. Tanto que há quem diga que os dados são o petróleo do século 21: é por meio deles que encontramos o valor real. Afinal, como chegar ao destino certo se não sabemos a direção? Sim, os dados são direcionadores. E com um norte claro fica muito mais fácil e assertivo ter lucro por meio da divulgação de marketing!

1 Colete todas as informações

Para otimizar o uso de dados, é necessário ter os dados em mãos. Assim, há a necessidade de coletar todas as informações pertinentes. Então, unir os dados que estão isolados em várias ferramentas e plataformas, assim como aqueles colhidos de forma off-line, é uma etapa importante do processo. É o começo da otimização. Afinal, é a combinação desses dados que vai possibilitar a análise que, de forma isolada, não há como ser feita.

2 Construa curva de custo

É fato: uma curva de custo ajudará a analisar cada valor investido em marketing. Normalmente, as conversões aumentam quanto maior o investimento, mas há limites. Dessa forma, quanto há estagnação nas conversões, é hora de rever o formato. Esse ponto, que a curva de custo nos mostra, é o que possibilita a virada de chave, ou seja, o alinhamento do ponto exato de onde está o problema.

Nem sempre construir a curva é uma missão simples. Muitas vezes, é necessário contar com os recursos de inteligência artificial, e a NR Lidera se apoia nesse pilar sempre que necessário para a busca de mais assertividade no processo.

Investimento em marketing
Investimento em marketing: como otimizar por meio da análise de dados

3 Distribua o investimento após análise

Você reuniu as informações e criou uma curva de custo de acordo com os dados informados pelas plataformas. Agora, é o momento de distribuir o valor para os canais com os menores custos apresentados pela curva. Esse ato não é estático; pelo contrário, é dinâmico. Existe a necessidade de manter essa análise atualizada de tempos em tempos. O que funciona hoje pode não mais funcionar em alguns meses. Assim, para garantir a otimização do investimento em marketing, o processo deve se repetir.

Caso você não tenha facilidade em cumprir essas três etapas de forma assertiva, a NR Lidera está à disposição para guiar etapa por etapa, além de desenvolver outros pontos relevantes segundo nosso método exclusivo, o MMM, que você pode conhecer a fundo neste post.

Vamos falar sobre investimento em marketing?

A NR Lidera está à disposição para conversar por videochamada para alinhar a melhor estratégia de investimento em marketing para sua empresa. Vamos trabalhar juntos? Envie sua mensagem por aqui!

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress