Planejamento e gestão de negócios: 5 formas de impulsionar resultados

O planejamento é a base de qualquer negócio. Ou, ao menos, deveria ser. Isso significa que muitas empresas não dão toda a importância ao ato de planejar. Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é a eficácia: nem todos os que fazem gestão de negócios têm resultados.

Se as empresas melhorarem a forma como planejam, com certeza a gestão e a liderança também melhorarão. Nesse sentido, As 5 etapas a seguir podem ajudar as empresas nessa missão. Então, leia mais!

1. Conhecer os tipos de planejamento

De fato, só podemos nos planejar se conhecermos um método. Em geral, planejamento é dividido em quatro categorias:

| Operacional

A proposta do planejamento operacional é explicar COMO cada coisa precisa acontecer, isto é, são as orientações de como a empresa funciona. Por isso, é chamado de operacional: são as operações da rotina do trabalho. Então, não há como fugir dele, certo? Em resumo, os planos podem ser únicos ou contínuos, de acordo com o que a empresa precisa.

| Estratégico

O planejamento estratégico, por outro lado, diz POR QUE as coisas precisam acontecer. Tem mais relação com médio e longo prazo, com missão, visão e valores da empresa. Sem estratégia, a empresa caminha sempre olhando numa direção curta, o que pode, sem dúvida, impedir ou reduzir o potencial de crescimento.

| Tático

Ainda nessa linha, o plano tático é sobre O QUE vai acontecer. Dessa forma, são as táticas mais voltadas ao curto prazo, ao momento presente da empresa, mas que dão suporte para o planejamento estratégico acontecer. Aliás, isso inclui ações que a empresa planeja para alcançar objetivos maiores.

| De contingência

Planos de contingência, assim como o nome diz, são feitos quando o inesperado acontece ou quando algo precisa ser mudado. Atualmente, é o que ocorreu com a pandemia de Covid-19. Nesse sentido, é um tipo especial de planejamento, mas que deve existir.

2. Elabore um plano

Agora que você já conhece os tipos de planejamento estratégico que podem contribuir com a gestão de negócios, é preciso produzir.

Escreva todos os detalhes importantes sobre sua empresa, isto é, faça análises, converse com pessoas (público interno e externo). A partir disso, construa suas estratégias para alcançar metas de curto, médio e longo prazo.

Busque auxílio de profissionais de áreas como comunicação, finanças, contabilidade, relações públicas e outros setores necessários. Assim, seu planejamento será estruturado em pilares sólidos e coerentes.

3. Defina um destino

Como você vê o seu negócio daqui a vários anos? Ou seja, aonde você espera chegar?

Defina objetivos de longo prazo e seja específico.

Estabeleça marcos para determinados objetivos e responsáveis por eles. Depois, estabeleça um cronograma para cumprir com as ações propostas. Sem prazos, em resumo, não lutamos por nossas metas.

Planejamento

4. Coloque o planejamento em prática

Colocar o planejamento no papel é, com certeza, essencial. Mas, para que ele funcione e traga os resultados esperados, precisamos colocar em prática.

  • Então, rastreie e analise os números para gerenciar o trabalho;
  • Delegue funções;
  • Acompanhe os resultados;
  • Mude o que for preciso no processo.

Dessa forma, uma gestão só é bem feita quando o gestor e sua equipe têm sintonia e caminham juntos na direção do objetivo proposto.

“Planejar é gerenciar recursos e prioridades de forma organizada. A gestão está relacionada com a liderança e está relacionada com a produtividade.”

(Tim Berry)

5. Reavalie e reanalise o planejamento

Não há dúvidas: de fato, planejamento é algo dinâmico, e não estático. Por isso, é essencial acompanhar e fazer as mudanças necessárias no caminho. Então, estabeleça uma frequência e dedique um tempo para seu planejamento.

Caso tenha dúvida, lembre-se sempre de contar com profissionais de áreas específicas. Assim, você otimiza tempo e todos os recursos no processo.

Leia mais: Vendas sustentáveis: por que investir nessa proposta?

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Veja outros textos