Mídia Mix Modeling: estatística, estratégia e resultado

Base de dados

Contra fatos não há argumentos: toda empresa busca vender mais. Sem dúvida, além de outros resultados possíveis e desejáveis, como gerar leads, buscar engajamento e ter fidelização, as vendas ocupam a primeira posição no ranking de objetivos de um negócio.

Mas não basta querer, é preciso planejar. Então, nesse cenário entra o Mídia Mix Modeling (MMM).

Leia o post completo e entenda mais! 

O MMM é um método exclusivo NR Lidera, acessível a qualquer tamanho de empresa, com aplicação remota e foco na eficiência e eficácia das atividades do marketing, visando à otimização dos investimentos em mídias on e off-line.


Mídia Mix Modeling

O que é o Mídia Mix Modeling (MMM)

O primeiro ponto que merece destaque é que o MMM é um método, ou seja, não é uma forma de trabalho aleatória. Existe um passo a passo cumprido, sempre de acordo com a realidade do cliente.

Outro ponto relevante é que o MMM é um modelo estatístico para prever as possíveis repercussões das ações de mídia. Dessa forma, o ROI pode ser maximizado, e os erros, minimizados.

Em resumo: o MMM é um método que explora uma base de dados disponível, cruza os dados, simula situações com a ajuda de inteligência artificial e procura construir numa curva de tempo cenários de melhor rendimento dos investimentos em favor dos objetivos organizacionais.

Como funciona o Mídia Mix Modeling?

Sabe-se que previsão de dados não é uma ciência exata. Contudo, mesmo sem existir modelo perfeito, conseguimos traçar estratégias assertivas com base na qualidade dos dados disponíveis.

Nosso desafio e modo de funcionamento é minimizar os erros do modelo para garantir mais assertividade de previsão. Assim, conseguimos maximizar o ROI, que é nosso principal objetivo.

MMM aliado a um Modelo de Atribuição

Por si só, o Mídia Mix Modeling não é um modelo de atribuição, já que este é focado na jornada de vendas, ou seja, no trajeto que o cliente faz até a compra. Nessa linha, o MMM é um modelo de previsão, que auxilia as empresas a tomarem as melhores decisões em ações de mídia paga ou não, on ou off-line. Assim, temos resultados cada vez maiores.

Mas sabemos da importância de unir forças na busca por mais sucesso. Então, o MMM trabalha aliado a um Modelo de Atribuição:

Mídia Mix Modeling
  1. Mapeamento da base de dados;
  2. Definição das variáveis;
  3. Avaliação das correlações e forças de cada variável;
  4. Processo de hierarquizar as variáveis [melhor jornada];
  5. ROI maximizado a partir da melhor jornada.

Leia mais sobre business intelligence aqui


Sobre as etapas do processo

O Mídia Mix Modeling é um método constituído por 4 etapas:

Etapas 01 e 02 – Mapeamento

Etapa 02 – Organização

Etapa 04 – Análise

Na imagem abaixo, o fluxo de trabalho com o MMM é resumidamente descrito. Vale destacar que, por ser um método autoral e exclusivo NR Lidera, ele é adaptado aos cenários dos clientes.

Aliás, é preciso também ressaltar que o MMM pode ser aplicado a empresas de qualquer porte, haja vista todas trabalharem com divulgação em mídias, assim como terem o propósito de maximizar o ROI.

MMM na sua empresa

Agora que você sabe a importância de trabalhar com previsão estatística com base em dados para ampliar seus resultados, é hora de aplicar o MMM nos seus negócios. Afinal, nosso objetivo é minimizar erros e maximizar sucesso, certo?!

Entre em contato com a NR Lidera e saiba mais como o MMM pode contribuir com o crescimento da sua empresa!

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress