O que é cultura de dados e como implantar na sua empresa

Modelagem de dados

Pensar em dados, por vezes, parece algo direcionado a grandes empresas. Mas você sabia que empresas de qualquer porte podem e devem usar dados para tomar decisões mais assertivas? Por isso, é tão importante falar sobre a cultura de dados, e é isso que faremos neste post!

O que é cultura de dados

De forma breve, “cultura de dados” é a capacidade de a empresa usar dados para tomar decisões.

Assim, as empresas que desenvolvem uma cultura de dados eficiente embasam seus processos diários e rotineiros, assim como alguns mais específicos, em dados para informar sua estratégia.

Em complemento, a Salzburg Research define cultura de dados como “um conjunto específico de valores, comportamentos e normas que permitem uma análise de dados eficaz”.

Se uma organização não desenvolve essa ideia de usar dados como base para processos, ela pode perder oportunidades. É como se você tivesse um mapa, mas preferisse andar sem rumo em direção ao seu destino. Pode funcionar, mas não é uma estratégia certeira ou inteligente.

Os dados são informações que se constroem todos os dias nas empresas, mas que precisam ser analisadas. Aliás, envolvem atividades da equipe, perfis dos clientes, fluxos de entrada e saída, investimentos em mídias… São, sem dúvida, informações que guiam toda e qualquer decisão.

Como saber se a empresa tem cultura de dados

Essa é uma pergunta necessária! Afinal, muitas vezes, realizamos processos sem saber que eles estão bem direcionados, não é? Ou, ainda, estamos no caminho certo, mas precisamos de alguns ajustes. Por isso, para pensar em cultura de dados, o foco deve ser sempre em duas grandes áreas: Recursos Humanos e Recursos Tecnológicos.

  1. A organização possui recursos humanos com o conhecimento e a habilidade necessários na área de análise de dados?
  2. Existe uma preocupação em saber quais informação devem ser analisadas?
  3. Em complemento: você sabe responder quais informações da sua empresa são usadas na hora de tomar decisões estratégicas?

Em relação à tecnologia, em alguns casos é necessário trabalhar com sistemas que gerenciam dados, assim como fazem análises estatísticas e garantem a segurança dessas informações. Sem dúvida, esses aspectos variam de acordo com a necessidade da empresa, mas você pode contar com nossa ajuda nesse processo.

Na prática

Com certeza, construir uma cultura baseada em dados é similar a construir uma cultura corporativa forte. O processo deve acontecer em todos os níveis da empresa, com participação de todos. Empresas que investem na cultura de dados desfrutam de maior receita, tendem a ter melhor atendimento ao cliente, além de melhor eficiência operacional da classe e, claro, mais lucros.

Veja pontos essenciais neste processo:

Cultura de dados

Mentalidade de uma cultura de dados

Ter em mente que a cultura de dados deve ser priorizada é essencial, assim como o conhecimento na parte mais técnica. Então, quando todo o time compartilha dessa mentalidade, o processo flui com mais tranquilidade e eficiência.

Comprometimento e confiança

É um ciclo: a equipe confia nos dados; os líderes confiam na equipe; todos confiam uns nos outros para que a círculo se complete. Com esse comprometimento e com a confiança sólida, com certeza o processo é acelerado e mais saudável.

Qualificação

É preciso, nesse sentido, ter pessoas no time que tenham o conhecimento necessário. Terceirizar esse serviço pode contribuir para a otimização das análises. Se o time não souber lidar com dados e com recursos tecnológicos, o trabalho acaba sendo em vão. Por isso, invista sempre em equipes qualificadas.

Compromisso e compartilhamento

Usar a cultura de dados exige compromisso, afinal, não é algo de um dia ou um mês. Culturas são, enfim, identidades, e sua empresa pode se identificar com esse ritmo. Assim, com compromisso e com a informação difundida, compartilhada entre todos, a cultura permeia o trabalho e o ambiente.

NR Lidera e cultura de dados

A NR Lidera trabalha com ênfase na análise de dados com uma metodologia exclusiva. Entre em contato e saiba como implementar com nosso apoio essa estratégia na sua empresa.

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress