Inteligência artificial para investimento em mídia: conheça o Mídia Mix Modeling

Inteligência artificial

“Investimento” é uma palavra intrigante – e instigante. Pensar sobre isso, em qualquer âmbito da vida, gera reflexões e planos. Contudo, nenhum investimento é certeiro quando feito sem bases sólidas. Dessa forma, essas bases sólidas (e necessárias), para trabalho com estatística e/ou inteligência artificial, se chamam dados.

Inteligência artificial a favor do planejamento de mídia

Inteligência artificial e o Mídia Mix Modeling (MMM)

Por que, afinal, é tão relevante trabalhar com dados para investir? Sem dúvida, eles direcionam, guiam todo o processo. Sem dados, não se sabe para onde ir; então, não se sabe no que investir – ou como, quando, quanto…

Por isso, dados são mais que números ou informações soltas. Quando conectadas e utilizadas com recursos estatísticos e/ou de inteligência artificial, estas se tornam um norte. De fato, é disso que precisamos quando vamos aplicar nossos recursos a ações que visam ao crescimento.

Seguindo essa lógica focada, a NR Lidera desenvolveu um método aplicável em quaisquer cenários empresariais, de forma remota, para atingir eficiência e eficácia em marketing. É provável que se você se pergunte se esse método é apenas para mídias on-line. Por isso, adiantamos: é uma proposta para mídias on-line e off-line, já que todas são possibilidades de sucesso.

Estrategicamente falando, é um processo de otimização: otimizam-se tempo, dinheiro, equipe; conquistam-se resultados e perspectivas. Assim, o MMM é uma oportunidade para negócios se desenvolverem de forma mais eficaz, considerando riscos e outras variáveis.

Como funciona o MMM?

Diz-se que não são as respostas que movem o mundo. São as perguntas. Nesse sentido, o MMM trabalha com as perguntas certas para encontrar e explorar uma base de dados pertinente, cruzá-los e simular as situações com o auxílio da estatística e/ou da inteligência artificial. Assim, numa curva de tempo, cenários são construídos em que há melhores rendimentos do que é investido. Além disso, é importante destacar que sempre se consideram os objetivos da empresa.

Em resumo, o MMM é um processo apoiado numa ciência de dados para alcançar mais sucesso nas ações. Por que investir? Onde investir? Como investir? Por quanto tempo investir? Não apenas essas perguntas, mas tantas outras são as motivadoras desse trabalho, que modela um plano de mídia de resultado.

MMM na Época Negócios

Dada a importância do investimento em mídia planejado com base em inteligência artificial, o Mídia Mix Modeling foi pauta de uma matéria publicada pela Época Negócios, assinada por Juan Pablo D. Boeira.

O texto mostra como é preciso ter estudo antes de tomar decisões em relação a investimento. Assim, cita o trabalho da NR Lidera, que se propõe a aplicar inteligência artificial sem deixar de lado todo o contexto vivido pelas empresas. Ou seja, o equilíbrio para ter resultado.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui!

Entre em contato com a equipe NR Lidera e converse sobre a implementação do MMM na sua empresa!

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Veja outros textos