7 competências para a vida profissional em 2021

Inteligência Empresarial

Há alguns anos, escrevi um artigo a convite do Coletiva.net sobre um dos meus assuntos preferido. Ele foi tema da minha dissertação de mestrado em 2015: Gestão de Pessoas baseada em Competências. Nesse sentido, de lá pra cá, muita coisa mudou, exceto que as competências são fundamentais para o crescimento dos negócios frente a mudanças no cenário econômico. Leia mais!

Contexto das competências profissionais desejadas para 2021

A vantagem de uma empresa está associada com a formação de seu time. Logo, com as competências. Apesar disso, muitas ainda não têm acompanham a avaliação em relação às competências dos seus profissionais. Sem dúvida, isso é essencial para que possam ser avaliados com qualidade, e não apenas pelos seus resultados.

Assim, com as novas exigências, as empresas passaram a precisar de pessoas com características diferenciadas, com maior iniciativa. Ou seja, que saibam não só se adaptar às mudanças, mas que sejam os agentes da mudança. Além disso, que tenham a capacidade de identificar e aproveitar as oportunidades de negócios.

Foi em 2020, então, com a pandemia, que uma acelerada transformação estimulou discussão sobre as “novas” competências. Além de ler artigos, tive a oportunidade de assistir a vários cursos e palestras on-line sobre este tema que tanto me fascina, palestrado por estudiosos do assunto. Com certeza, todos foram válidos e reflexivos.

Porém, a dúvida sempre era a mesma: quais serão as competências mais valorizadas após esse período? Por certo, as novas competências estão relacionadas ao “novo normal” e à transformação digital. Assim, o que aconteceu foi uma mudança de prioridades pela nova economia digital. Dessa forma, outras competências foram adicionadas por esse motivo.

Competências

Reinvenção: como desenvolver as competências?

As competências técnicas perderam espaço para as comportamentais. Competência técnica é básico para a atuação profissional, pois ela pode ser ensinada. Já a comportamental reflete os hábitos, assim como as atitudes, tanto dentro quanto fora da empresa. Nesse ínterim, existe até um ditado que diz que as empresas contratam as pessoas por suas competências técnicas e as demitem pelas comportamentais.

Dessa forma, todos devem ter escutado sobre a necessidade de se reinventar de forma ágil. Muitas pessoas fizeram o tema de casa, aprenderam com as incertezas, com a dor, com as perdas e com o medo. Aprenderam a medir a sua força, a sua resistência e também a lidar com a ansiedade.

Desse período, precisamos tirar algumas lições. É importante entender agora que o futuro não será mais uma repetição do passado. Assim, o espírito colaborativo pode ser o nosso melhor aliado.

Empatia e gratidão precisam ter eco. São essas experiências de vida que se tornam em competências comportamentais, que passaram a ser mais valorizadas no mundo corporativo.

Continue lendo!

Competências 2021: conheça!

Autoconhecimento

É com esta competência, de teoria e prática, de imersão em si mesmo, que nos conectamos com a nossa história e nossos valores.

Assim, ao nos conhecer, fica fácil perceber que nossos padrões motivam nossas atitudes. Sem dúvida, exercem controle sobre nossa vida, isto é, nos conectamos com a nossa essência.

Adaptabilidade proativa

Foi-se o tempo em que apenas se adaptar às mudanças e aos novos cenários era uma competência essencial. Ela requer um novo atributo, a proatividade, ou seja, se antecipar ao futuro, de criar as oportunidades, por meio da análise de dados e informações.

Pensamento crítico

Enfim, essa é a arte de pensar com a mente aberta, clareza e reflexões. Utiliza fatos e dados para fazer análises e tomar decisões mais precisas.

Sem dúvida, ela também pode ser treinada através da observação, deixando de lado as crenças pessoais e pressões sociais.

Tomada de decisão

Tomar decisões está associado ao sucesso ou fracasso das empresas. Muitas vezes, exige sair da zona de conforto e assumir os riscos de cada decisão. Desse modo, envolve razão e emoção, tanto nos problemas simples ou mais difíceis do dia a dia.

Porém, as decisões baseadas em dados tendem a criar cenários futuros e possíveis caminhos com suas consequências.

Resiliência

Saber lidar com situações adversas, superar obstáculo e se adaptar às mudanças, com controle e sem surtos. Assim, a resiliência faz com que as pessoas não paralisem com o estresse. Pelo contrário, se fortalecem em cada dificuldade e buscam soluções.

Inteligência emocional

Controlar suas emoções da melhor forma nas situações de estresse. A saber, ela pode ser treinada para que as emoções, tanto positivas como negativas, sejam na medida certa.

Aprendizado contínuo

“O analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender, e reaprender.”

Essa frase de Alvin Toffler, dessa forma, traduz o conceito de “Lifelong Learning”, uma busca contínua por aprender. Com efeito, a jornada do aprendizado não se esgota ao finalizar os estudos formais e teóricos, pois, em qualquer área, o profissional deve perseguir a atualização de suas habilidades.

Por Neca Hickmann – Co-founder | Head de Negócios

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress