Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
4 tipos de análise que toda empresa precisa implementar

4 tipos de análise que toda empresa precisa implementar

Inteligência Empresarial

A análise de dados é essencial para responder às perguntas que permitirão a uma empresa produzir conhecimento e tomar decisões assertivas. Assim, é possível atuar de forma competitiva no mercado. Há 4 tipos de análise básicos que podem ser selecionados ou combinados para se atingir esse objetivo. A análise pode ser: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. Quer entender melhor e saber como aplicar cada tipo na sua empresa? Então, continue lendo!

Tipos de análise de dados

Os diferentes tipos de análise podem ser selecionados para responder a problemas específicos, ou combinados para entregar soluções interconectadas. Vamos conhecê-los para aprender a tirar o melhor proveito do nosso big data.

Análise descritiva

A análise descritiva nos ajuda a entender o que aconteceu. É a forma mais básica de análise. Ela usa tanto os dados recebidos em tempo real quanto o histórico de dados para revelar a trajetória que levou ao sucesso ou ao fracasso de uma iniciativa. Essa análise não entrega interpretações ou conselhos, mas, a partir dela, a equipe pode produzir os insights que guiarão as ações futuras.

Análise diagnóstica

Como a análise descritiva, a diagnóstica também foca no que aconteceu. No entanto, ela se debruça mais na relação entre a causa e o efeito do acontecimento. Ou seja, enquanto a pergunta-chave da análise descritiva é: “O que aconteceu?”, a da diagnóstica é: “Por que aconteceu?“. Esse tipo de análise procura a origem dos problemas de uma empresa e as soluções para preveni-los no futuro.

Análise preditiva

A análise preditiva aprofunda a investigação. Com as estatísticas e outras ferramentas, determina a probabilidade de diferentes resultados acontecerem. Assim, é possível estabelecer os objetivos realistas, antecipar o desempenho das ações, planejar melhor e evitar os riscos desnecessários. A predição, é claro, não é à prova de erros, mas dá um direcionamento assertivo para as decisões.

Análise prescritiva

A análise prescritiva responde à pergunta: “O que a empresa deve fazer?“. Esse tipo de análise usa a simulação de futuro e as técnicas de otimização para explorar as diferentes possibilidades. Assim, é capaz de definir a com a maior probabilidade de dar certo. É a forma mais complexa de análise de dados. Com ela, a empresa pode resolver os problemas, melhorar o desempenho e aproveitar melhor as oportunidades.

Como aplicar os 4 tipos de análise?

Como vimos, os 4 tipos de análise nos ajudam a responder:

  • “o que aconteceu?” (análise descritiva);
  • “por que aconteceu?” (análise diagnóstica);
  • “o que pode acontecer?” (análise preditiva);
  • “o que se deve fazer?” (análise prescritiva).

Assim, o uso de cada tipo de análise vai depender da pergunta de interesse de uma empresa e de seus recursos. Além disso, os tipos podem ser combinados e seguidos como um passo a passo, da forma mais básica à mais complexa.

Se você quer saber qual o tipo ou a combinação mais adequado para a sua empresa, entre em contato com a NR Lidera. Comece hoje mesmo a usar os dados a seu favor.

Compartilhe:

Veja outros textos

plugins premium WordPress