Por mais autoexplicativo que o nome seja, a inteligência empresarial é uma área cujo conceito merece ser explorado. Além da tecnologia, empresas inteligentes focam em planejamento e alinhamento. Assim, para que você consiga implementar a cultura da inteligência empresarial no seu negócio, alguns fatores devem ser observados. Leia mais!
Como implantar cultura da inteligência empresarial
Em primeiro lugar, é preciso ter uma missão, um objetivo, ou seja, a resposta para a pergunta: o que a empresa almeja?. Dessa forma, toda a sua equipe estará direcionando forças para um único foco, o que é um ato inteligente. Sem dúvida, até mesmo a colaboração entre todos será mais perceptível.
Business Intelligence também pressupõe muita análise e conhecimento dos possíveis riscos de cada passo dado e cada decisão tomada. Além disso, é válido conhecer bem seu público, para que cada estratégia desenhada seja assertiva.
Métricas e indicadores na inteligência empresarial
Não há como falar em empresas inteligentes sem RESSALTAR a importância de trabalhar com métricas e com indicadores. Assim, como diz a clássica frase de Peter Drucker, “o que não se pode medir não se pode gerenciar”. Isso significa, então, que só temos como desempenhar um papel certeiro nos negócios quando sabemos o que estamos mensurando e o que os números representam.
Afinal, números não são apenas números. Nesse sentido, todos eles nos contam uma história, então, é nosso dever interpretar essa narrativa e buscar respostas nela. Por isso, questione-se: quais números são importantes para o seu negócio? E quais são as suas métricas principais? Ah, lembre de pensar em prazos curtos, médios e longos!
Coletando dados
Diante do que já foi exposto, também precisamos pensar que sem avaliação constante e acompanhamento os números não dizem nada. Assim, é importante manter uma frequência de análise. Mas, para isso, você precisa coletar dados, organizar dados e mantê-los numa base organizada.
Leia mais: Análise de dados: a base para a aceleração de resultados
Para começar, basta você anotar num papel mesmo todos os seus números mais ‘visíveis’. Quantas vendas foram feitas por meio de atendimentos pelo WhatsApp, por exemplo. De 50 mensagens recebidas, em quantas sua empresa fechou a venda?
Depois, passe todas essas anotações para uma planilha em Excel. Enfim, não tenha medo dele: é um software que pode ser usado de forma simples, para otimizar seu trabalho e maximizar seus resultados! Pouco a pouco, você preenche a planilha. Logo, terá números contando a sua história profissional, e esses números poderão guiar suas decisões de forma muito mais coerente e com menos riscos.
Precisa de ajuda nesse processo? Entre em contato com a NR Lidera!