Em um mundo em constante evolução tecnológica, as empresas aproveitam a oportunidade para lançarem seus produtos e serviços de maneira digital. Assim, a oferta e o interesse do cliente de e-commerces no mercado cresce a cada dia, acirrando a concorrência.
Como então podemos liderar essa corrida? Com a nossa principal chave: o cliente.
Não há negócios sem pessoas para usufruí-los. Por isso, verificar a demanda e o interesse dos clientes é fundamental para que se possa fazer vendas.
De que forma podemos verificar o interesse do cliente?
Primeiramente, devemos ter em mente que a principal modalidade de compra hoje em dia é de forma on-line, logo, possuímos um potencial muito grande para analisar o interesse do cliente: dados.
Ao se criar uma base de dados (coletando-os e armazenando-os), temos uma bagagem que podemos utilizar. Com eles, conseguimos monitorar o comportamento do cliente e visualizar meios para melhorar ou corrigir estratégias do nosso negócio.
Por exemplo, um dos principais dificultadores da venda por e-commerce é a incerteza do consumidor. Desse modo, quando verificamos que o produto ofertado não apresenta especificações detalhadas, é provável que o cliente não se interesse por ele e, então, não feche a compra. Um modo de observar isso é por meio dos cliques que temos na página do produto em comparação com as vendas dele.
Leia mais em: https://nrlidera.com/2023/07/e-commerces-experiencia-cliente/
Data science e big data
Esses termos parecem estranhos e complexos de entender, certo? Contudo, se referem basicamente ao que foi explicado acima.
A data science é uma área em que dados (neste caso, sobre o comportamento e interesse do cliente) são estudados e analisados, facilitando a formação de novas estratégias de captação e manutenção de clientes assim como a produção de insights. Ao mesmo tempo, a big data se relaciona com esse outro termo por tratar também de dados, de maneira resumida, pela sua coleta, processamento e armazenamento.
Dessa forma, analisando os dados que você recebe do seu e-commerce, é possível verificar:
- o interesse do seu cliente por meio da procura dele;
- o número de visitas a sua plataforma;
- os produtos que mais são visualizados;
- feedbacks e avaliações de serviços e produtos.
Além disso, monitorar esses comportamentos faz com que você antecipe o engajamento do seu cliente com estratégias de marketing e/ou oferta que estão em alta. Dessa maneira, conseguimos observar esse interesse não só pela taxa de lucro do negócio, mas também pela taxa de rotatividade e retenção de clientes.
Leia mais em: https://nrlidera.com/2023/07/e-commerces-experiencia-cliente/
Entre em contato com a NR Lidera e saiba mais como captar e despertar o interesse do cliente!