O que o filme da Barbie tem a nos ensinar sobre marketing?

Filme da Barbie

O marketing sempre esteve presente na história da BarbieTM – e foi assim que a marca chegou onde ela está hoje. O que, no início, existia apenas para aumentar o número de vendas das bonecas, eventualmente ganhou maiores proporções. Isso pode ser visto, por exemplo, na publicidade do filme “Barbie”.

Neste texto, você não apenas verá as principais estratégias de marketing utilizadas na divulgação do filme, como também poderá se inspirar para aplicá-las à sua empresa.

A importância do marketing

As estratégias de marketing são, sem dúvida, essenciais para a construção de uma marca. É por meio delas que você pode melhorar resultados, aumentar seu número de vendas, gerar engajamento e se destacar no mercado.

Essas estratégias se tornam ainda mais eficazes quando você acrescenta a elas o uso de dados. Dessa forma, o seu planejamento de marketing contará com informações específicas que vão direcionar a sua campanha para o público de consumidores ideal.

Considerando o universo “Barbiecore”, muitas marcas – famosas ou não – utilizaram o próprio lançamento do filme como uma forma de criar produtos como se fossem da boneca Barbie. A história da Barbie revela como o uso inteligente dos dados pode impulsionar o sucesso dos negócios e criar uma conexão genuína com o público.

Identificando preferências, comportamentos e necessidades dos consumidores, as empresas podem desenvolver produtos e campanhas mais relevantes, fortalecendo a lealdade à marca e gerando um impacto positivo no mercado.

O processo de significação da marca BarbieTM

A BarbieTM existe desde o final da década de 1950. Ou seja, há mais de 60 anos a boneca vem deixando sua marca no mercado de brinquedos. O cabelo loiro, as inúmeras profissões, o ideal de mulher que toda garotinha quer ser quando crescer e, é claro, a cor rosa.

Ainda que a escolha da cor tenha sido despretensiosa (apenas um modo de reforçar a feminilidade), ela rapidamente evoluiu para ser a marca registrada da boneca favorita entre as crianças. Com o novo filme da Barbie, então, essa cor ganhou novo significado. O rosa não nos remete primeiramente a mulheres, feminilidade, Outubro Rosa… nos remete à Barbie.

Esse processo de ressignificação fez com que o filme da Barbie se popularizasse ainda mais. É o marketing viral, isto é, um conteúdo publicitário que é compartilhado pelo próprio público, de forma autônoma. Houve, sem dúvida, um enorme planejamento para que isso acontecesse. Mas hoje, é possível ver como a cor rosa, ainda que sozinha e sem nenhuma outra informação, serve como publicidade para o filme de Greta Gerwig.

Mas como isso afeta o mercado?

O filme da Barbie e o Marketing de Oportunidade

Todo esse esforço e planejamento na divulgação trará lucro não só para a bilheteria do filme, mas também para todos os outros comércios envolvidos. Isso se deve ao marketing de oportunidade, ou seja, o benefício que as marcas podem ter ao aproveitar a procura de produtos específicos em momentos de datas comemorativas ou celebrações culturais.

Neste momento, o evento oportuno é o lançamento do live-action “Barbie”. A demanda por roupas rosas está maior do que nunca, e os fãs do filme querem comprar toda sorte de produtos temáticos – aliás, para ser temático, basta ser cor-de-rosa. Um filme nunca causou tanta comoção comercial assim!

A NR Lidera pode te ajudar a não perder essa e outras oportunidades! Entre em contato!

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress