Você quer que sua empresa seja a protagonista do mercado. E, para isso, você precisa da cultura de dados.
Não tem jeito. Quem não implementa a cultura de dados fica para trás. Não importa se sua empresa é grande ou pequena. A cultura de dados pode ser adotada em negócios de qualquer porte, com a devida adaptação. E isso faz a diferença entre se destacar ou ser engolido pelo mercado.
Por que implementar a cultura de dados?
A intuição pode até trazer algumas contribuições para a tomada de decisões, mas elas só serão assertivas de fato se forem, em sua maior parte, guiadas por dados. Não adianta querer ser o diferentão e ficar por fora dessa tendência. Ter resultado significa se adequar ao mercado e, para além disso, estar à frente.
Mas o que é cultura de dados?
Trata-se de uma mentalidade institucional. A cultura de dados não está restrita ao departamento de análise de dados. Pelo contrário: significa que toda a empresa está inclinada a tomar decisões guiadas por dados. Ou seja, é a partir das informações e dos insights derivados que as ações acontecerão.
Isso demanda, portanto, não só a estrutura necessária como a educação dos funcionários. É preciso mudar o mindset da empresa a partir de uma estratégia coesa.
Um bom jeito de começar é com uma apresentação de resultados que convença, por exemplo, através do storytelling. Em suma, a equipe precisa estar afinada e comprometida com essa cultura.
Benefícios
Os benefícios desse processo são inúmeros, mas vamos destacar alguns.
- Agilidade na integração dos dados.
- Segurança operacional.
- Aumento do desempenho.
- Garantia de qualidade dos dados.
- Decisões mais assertivas.
- Transparências na decisões.
- Melhoria na produtividade.
- Cruzamento de informações e produção de insights.
- Maior autonomia dos colaboradores.
4 passos para implementar a cultura de dados
1. Comece pequeno
Começar pequeno pode ser o suficiente para motivar equipes. Por exemplo, defina metas mensuráveis. Tarefas pequenas podem dar um gás para a gente avançar. Assim, aos poucos, você insere seu time na cultura de dados.
2. Trabalhe o mindset da equipe
A gente é muito preso ao que sempre foi feito, ao que nossa intuição diz que é o melhor. É difícil estabelecer uma mentalidade guiada por dados, ou seja, informação de qualidade. Enfrentar a resistência da equipe é um dos primeiros passos para mudar isso. Para isso, é preciso promover educação com foco no convencimento.
3. Torne os dados disponíveis
Uma empresa guiada por dados não depende, exclusivamente, das descobertas e dos insights de um setor. Então, dados disponíveis e acessíveis são fundamentais para a autonomia de todos da empresa. Para isso, é necessário disponibilizá-los de forma mais compreensiva e amigável. Assim, você facilita a curva de aprendizado.
4. Não economize
É claro que cada empresa tem uma realidade. Afinal, uma empresa de pequeno porte não vai conseguir fazer o mesmo que uma de grande. E nem precisa. Porém não é sobre isso. Mas, dentro das suas possibilidades, invista na cultura de dados. Poupar dinheiro é bom, mas investir com garantia de resultados é melhor. Não se trata de uma despesa, mas de uma coisa que vai mudar as perspectivas da sua empresa para melhor.
Precisa de ajuda para implementar a cultura de dados na sua empresa? Entre em contato com a NR Lidera agora. A nossa consultoria pode mudar o presente e o futuro do seu negócio.