É evidente que o marketing digital já vinha se tornando cada vez mais importante nas últimas décadas. No entanto, com a pandemia de covid-19 esse processo se acelerou. Muitas empresas tiveram de adequar seus negócios ao mundo digital. Ao mesmo tempo, os clientes também passaram a fazer mais compras on-line. Nesse contexto, os indicadores de análise de dados são essenciais para medir a projeção da sua marca no mercado.
Mas o que é análise de dados?
Chamamos de análise de dados a inspeção das informações coletadas por uma empresa em fontes como: redes sociais, e-mails, planilhas, call centers, plataformas de gestão, entre outras. Essas informações, juntas, compõem o Big Data. O Big Data é o banco de dados de uma empresa e pode revelar o desempenho das vendas e ajudar a prever o comportamento do usuário, por exemplo.
E o que são indicadores de análise de dados?
A partir da análise de dados, medem-se os resultados de uma marca em suas ações, como de branding e vendas. Os parâmetros ou métricas, ou seja, os indicadores de análise de dados, não são fixos, mas devem ser selecionados por cada empresa de acordo com seus objetivos, perfil e operações. É importante defini-los com cuidado. Assim, não se perde tempo com dados que não são relevantes para a empresa naquele período.
Como usar o Big Data a seu favor
A definição de Big Data mais adotada foi traçada pelo analista Doug Laney no início dos anos 2000. Ele dividiu o conceito em três Vs (volume, velocidade e variedade). É importante considerá-los na seleção de indicadores de análise de dados. Assim, é possível destacar as informações relevantes para a empresa em meio ao acúmulo armazenado.
- Volume: refere-se à grande quantidade de dados gerados.
- Velocidade: refere-se à velocidade em que esses dados são gerados.
- Variedade: refere-se aos diferentes tipos de dados gerados, que hoje são desestruturados, ou seja, não são facilmente organizáveis em uma planilha simples com colunas como “nome”, “telefone”, “endereço”…
Como usar os indicadores de análise de dados
Para ampliar os resultados, você pode otimizar a análise de dados por meio do uso de plataformas de Business Intelligence (leia mais sobre BI no post Business Intelligence: 5 tendências para 2021). Essas ferramentas automatizam a identificação de padrões de comportamento e sucesso no alcance de metas, por exemplo, a partir dos indicadores de análise de dados inseridos.
Qual a diferença entre indicadores de análise de dados e KPIs?
“KPI” é a sigla, em inglês, para key performance indicator, ou indicador-chave de desempenho, em português. Nesse sentido, os indicadores de análise de dados partem dos resultados obtidos e são base para os KPIs. Estes, os KPIs, utilizam os indicadores de análise de dados para lapidar as informações obtidas e gerar outras. Assim, dividem-se os KPIs em:
Primários, como receita por venda e receita total.
Secundários, como origem do tráfego e custo por visitante.
Práticos, que podem, por exemplo, usar as métricas de vaidade para analisar o comportamento do usuário.
Exemplos de KPIs
- Consciência de marca, ou brand awareness, que mede o quanto a associação da marca pelos consumidores a seu produto ou serviço.
- Reconhecimento de marca a partir de seu logo, slogan ou outra peça.
- Associações funcionais, como com a qualidade do produto ou atendimento.
- Associações emocionais, o sentimento que a marca desperta nos consumidores.
- Preferência pela marca em relação a outras, um dado importante uma vez que se espera que a lealdade do cliente economize recursos de uma empresa em relação à captação de novos.
- Taxa de conversão, que mede a quantidade de leads (clientes em potencial que forneceram informações de contato) gerados por uma campanha.
- Custo de aquisição por cliente, ou seja, o quanto foi gasto para captar o consumidor.
Mas, afinal, o que são métricas de vaidade?
Alguns possíveis indicadores de análise de dados são considerados “métricas de vaidade”.
As métricas de vaidade podem inchar o Big Data, mas sem somar para uma percepção factível do resultado da campanha ou colaborar na tomada de decisões. Dessa forma, entre as métricas de vaidade, estão as curtidas em redes sociais ou visualizações de uma página. Estas indicam conteúdos preferidos pelo público, por exemplo, portanto você não precisa ignorá-las, mas lembre que elas não representam o desempenho do seu negócio.
Por fim…
A partir dos indicadores de análise de dados e dos KPIs, sua empresa deve estudar estratégias para resolver os problemas apontados, e ampliar os bons resultados. Monitorar os resultados sem, a partir deles, tomar e implementar decisões estratégicas pode ser um tiro no pé. É preciso aprender a: coletar dados; filtrá-los de acordo com os indicadores de análise definidos; gerar KPIs a partir desses indicadores; e instrumentalizar os resultados obtidos nas ações e campanhas da empresa.
Conte com a NR Lidera para isso!
Bônus
Em 2020, a companhia Kantar utilizou NeedScope para analisar, a partir de arquétipos psicológicos, o comportamento do cliente e sua relação com as compras on-line durante a Black Friday, no contexto da pandemia. Conheça os seis perfis de consumidores e veja se pode usá-los em seus indicadores de análise de dados.