A inteligência de mercado permite tomar decisões informadas a partir da coleta e da análise de dados sobre o seu segmento. Assim, a empresa melhora seu desempenho e ganha vantagens competitivas. Dados que merecem atenção são, por exemplo: vendas; informações sobre os clientes; e pesquisa sobre concorrentes.
Aliás, a análise dos concorrentes é um dos principais focos da inteligência de mercado, mas definitivamente não é o único. E, entre seus benefícios, temos:
- entender a percepção dos clientes e do mercado sobre a marca e o produto ou serviço;
- identificar diferencias do produto ou do serviço;
- aprofundar o conhecimento sobre clientes atuais e potenciais;
- acompanhar a concorrência (por exemplo, suas estratégias e seus resultados);
- ficar antenado com o segmento, seus problemas, tendências, players e influenciadores.
E o principal recurso dessa estratégia é a análise de dados.
Inteligência de mercado é o mesmo que inteligência de negócios?
Simplificando: não.
A inteligência de negócios (business intelligence) foca mais em fatores internos da empresa. Por exemplo: logística, vendas, processos e outros dados sobre a performance da empresa.
Já a inteligência de mercado busca uma visão ampla do segmento e suas tendências. Assim, observa informações externas como: dados geográficos e demográficos dos clientes; comportamentos de compra dos clientes; ações e desempenho da concorrência, de forma a identificar a posição da sua empresa em relação ao resto do mercado.
Combinadas, essas estratégias levam a decisões assertivas e de resultado. Afinal, oferecem uma visão holística da performance da sua empresa dentro do seu contexto específico.
Como implementar a inteligência de mercado?
Essa é mais uma estratégia acessível a empresas de qualquer porte, embora, é claro, possam ser necessárias adaptações para a realidade do seu negócio. Saul Dobney, por exemplo, afirma que:
Pode ser tão simples quanto visitar os sites ou lojas da sua concorrência, encontrar informação sobre os números e tipos dos potenciais clientes, permanecer atualizado sobre o desenvolvimento do seu segmento a partir de revistas, jornais ou associações de negócios. Também inclui checar comentários dos clientes e feedback on-line que vão ajudar sua empresa a aperfeiçoar sua oferta ou seu serviço.
O básico é focar em:
- inteligência competitiva (coletar dados sobre a concorrência através de meios éticos, como informações públicas);
- inteligência de produto (reunir dados sobre produtos similares da concorrência);
- entendimento do mercado (por exemplo, de qual é seu segmento-alvo, do tamanho, das tendências e da fatia da sua empresa).
Entenda melhor os benefícios
- Prever as movimentações do mercado e como elas vão afetar sua empresa. E, a partir disso, agir rapidamente a respeito. Afinal, velocidade é uma qualidade fundamental para uma empresa.
- Aprender com os erros da concorrência. Assim, você otimiza seu tempo e seus recursos ao evitar uma rota que já deu errado para outra empresa.
- Destacar-se. Conhecendo bem seu público (perfil, comportamento e desejos), você pode aperfeiçoar a experiência do cliente e a jornada de compra, por exemplo. Além de não adotar as tendências com atraso, mas se antecipar.
- Identificar oportunidades, ameaças e riscos. Respostas rápidas e direcionadas levam a melhores resultados, e quem sai nas frente ganha vantagem competitiva.
- Inovar. Sair da bolha de como as coisas são feitas na sua empresa traz inspiração e muda as perspectivas. A partir disso, a gente pode inovar no produto ou serviço, nas estratégias e nos processos internos.
Precisa de ajuda para implementar a inteligência de mercado na sua empresa? Entre em contato com a NR Lidera!