Que a inteligência artificial é uma tendência que otimiza resultados e pode fazer a sua empresa mais competitiva a gente já sabe. E uma ferramenta que tem dado o que falar é o ChatGPT. Então, entenda do que se trata e qual a melhor forma de utilizar!
ChatGPT: um chatbot revolucionário
Os chatbots são ferramentas que oferecem respostas a clientes por meio de diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial. A ideia é que a conversa seja o mais natural possível. Ou seja, facilita o atendimento ao cliente e as vendas. Isso porque reduz custos e amplia a capacidade de comunicação das empresas.
O ChatGPT, em particular, é capaz de solicitar e fornecer respostas detalhadas. Segundo seus criadores, a ferramenta pode, por exemplo, conversar com usuários, responder a consultas de follow-up, rejeitar perguntas inapropriadas, admitir erros e questionar premissas incorretas.
Assim, o ChatGPT usa NLP (natural language processing, ou processamento de linguagem natural) para identificar padrões e entender o que o usuário espera ao fazer uma pergunta. A partir disso, usa sua base de conhecimento para fornecer respostas adequadas para cada situação. Ou seja, oferece um atendimento rápido e eficiente para resolver problemas e dúvidas de clientes.
Além disso, a ferramenta conta com análise preditiva automatizada para antecipar comportamentos de clientes e tendências. Contudo, por mais que isso permita tomar decisões informadas e assertivas, pode ser um problema caso a orientação seja inexata ou sem conhecimento humano qualificado por trás.
Qualquer ferramenta tem seus limites
Às vezes, o ChatGPT fornece mensagens que até parecem plausíveis, mas são incorretas. E esse é apenas um dos erros que a ferramenta pode apresentar. Estudiosos apontam que o ChatGPT pode fazer algo chamado “alucinação”, ou seja, inventar respostas como se fossem corretas, mas não são.
Portanto, seu uso deve ser sempre supervisionado por um ser humano ou mesmo uma equipe. Isso começa na configuração, mas também passa por acompanhamento para identificar problemas e atualizações para solucioná-los.
Além disso, uma ferramenta bem-configurada pode minimizar riscos, como os relacionados à privacidade dos dados. Dessa forma, o investimento em profissionais capacitados e experientes é essencial. Afinal, começar bem diminui custos futuros e retrabalho.
A NR Lidera trabalha também com inteligência artificial. Entre em contato com a gente e comece a aproveitar os benefícios dessa tendência!