Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Modelagem de dados: práticas recomendadas

Práticas recomendadas de modelagem de dados

Modelagem de dados

A modelagem de dados envolve organizar dados de forma fácil de entender com uma análise e comunicação precisas. Um bom modelo de dados é integrado a aplicações ou sistemas de fácil compreensão, manutenção e modificação. Assim, previne a desorganização. Deve contar com conhecimentos de ciência de dados, aprendizagem automática e engenharia de dados.

Assim, confira algumas dicas para implementar na sua empresa!

Modelagem de dados: dicas

A modelagem de dados tem impacto significativo no crescimento de uma empresa, oferecendo vantagens competitivas. Não apenas organiza estruturas de dados vazias, mas se conecta com as demandas de uma empresa, aumentando o desempenho. Ou seja, garante que os conjuntos de dados sejam bem aproveitados, potencializando resultados. Continue lendo para saber como aplicar.

Entenda as necessidades e objetivos da empresa

Uma modelagem profissional contempla com precisão as demandas da empresa para reconhecer quais dados priorizar, reunir, armazenar, alterar e tornar acessível para os usuários.

Visualize os dados a serem modelados

Os dados precisam ser organizados de forma gráfica e fácil de compreender e conectar.

Inicie com uma modelagem de dados simples

Conjuntos de dados podem se tornar complexos rapidamente. Mantê-los simples inicialmente facilita a correção de erros. Uma vez que estejam consolidados, você pode começar a incluir outros aspectos.

Use os dados necessários

Você não precisar utilizar todos os dados disponíveis. Muitas vezes, conjuntos de dados limitados serão suficientes para responder às demandas da empresa. Para isso, é interessante contar com um sistema que permita filtrar os dados necessários.

Valide cada etapa antes de seguir adiante

Assim, você consegue verificar cada ação antes de seguir para o próximo passo.

Use ferramentas para executar tarefas complexas

A modelagem de dados pode incluir, por exemplo, programação para processar dados antes da análise. No entanto, isso pode ser automatizado através de ferramentas. Isso libera a equipe para focar em outras etapas do processo.

Crie modelos adaptáveis

O cenário da análise de dados está sempre mudando. Portanto, esteja pronto para atualizar seus modelos periodicamente. Assim, use ferramentas fáceis de alterar.

Uma prática recomendada

Proteção e governança de dados estão no foco da atenção global. Assim, a modelagem de dados precisa contemplar a ética e a legislação de privacidade e proteção de dados. Trabalhe com uma equipe de segurança.

Deseja aplicar a modelagem de dados na sua empresa? Então, entre em contato com a NR Lidera!

Compartilhe:

Veja outros textos

plugins premium WordPress