Você sabia que o maior desafio das empresas hoje é estabelecer a cultura de dados? Se identificou com esse cenário? Pois então, é o que revelou uma pesquisa conduzida pelo American Productivity and Quality Center (“Relatório de pesquisa de prioridades e desafios de gestão de processos e desempenho 2021“, em tradução livre).
Embora a abordagem seja muito popular (e cada vez mais), 61% dos respondentes afirmam ter dificuldade nisso. Esse é o caso da sua empresa? Então, este post é pra você. Confira 6 passos para tomar decisões guiadas por dados.
6 passos para tomar decisões guiadas por dados
Defina objetivos
Os objetivos claros vão determinar que tipo de dados deve ser coletado e analisado. Aliás, caso você tenha dificuldade em definir objetivos, leia este post.
Colete os dados
As empresas precisam reunir os dados para análise. Os dados qualitativos e quantitativos podem ser armazenados em planilhas. Afinal, essa ainda é a forma mais simples e eficiente de fazer isso.
Analise os dados
Um cientista de dados será capaz de extrair o significado dos dados que foram organizados na etapa anterior. Além disso, os softwares e outras ferramentas podem ajudar. Se precisar de ajuda, a NR Lidera está ao seu lado para tornar essa missão mais simples!
Foque nas perguntas que precisam ser respondidas
O volume de dados pode confundir a análise. Assim, não perca os objetivos de vista. Procure as respostas para as perguntas que permitirão alcançá-los.
Tire conclusões
Os resultados devem ser interpretados de forma a produzir os insights que darão direção para as ações.
Apresente bem os resultados da análise de dados
Os tomadores de decisão e os outros colaboradores da empresa devem entender os resultados da análise e os insights derivados para melhor aproveitá-los.
Benefícios de decisões guiadas por dados
Em suma, é essencial definir de antemão os objetivos da empresa para que a análise de dados seja assertiva. A partir disso, estabeleça as perguntas cujas respostas vão guiar as decisões com vistas a alcançar esses objetivos. Por exemplo: se o objetivo é reduzir custos no atendimento ao cliente, pergunte quais demandas é possível direcionar para um serviço de autoatendimento.
Dessa forma, com a cultura de dados, uma empresa pode, entre outros, fazer investimentos em marketing mais assertivos, otimizar processos, melhorar produtos e serviços, aumentar a produtividade e o lucro.
A NR Lidera pode ajudar a sua empresa a tomar decisões guiadas por dados. Portanto, entre em contato conosco!