Que a análise de dados se tornou essencial para a tomada de decisões corporativas assertivas a gente já sabe. Mas será que é fácil entender os resultados, previsões e sugestões da análise? Afinal, nem todos os gestores conseguirão assimilar o bastante de um relatório 100% técnico para melhor aproveitarem as descobertas. E é nisso que entra o storytelling com dados.
O que é storytelling com dados?
Um gestor não pode substituir um analista de dados, e um analista de dados não pode substituir um gestor. Esses profissionais devem trabalhar em conjunto, cada um em sua área de expertise, em prol do progresso de uma empresa. Desse modo, é essencial que a comunicação entre eles seja efetiva.
O storytelling com dados é uma técnica que ajuda (e muito!) nisso. Através dele, o analista usa sua criatividade para explicar os dados de uma forma que capte a atenção dos gestores. Além disso, o storytelling com dados facilita a compreensão do que está sendo exposto e, a partir disso, embasa decisões melhores.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, recomendamos, então, a leitura do livro “Storytelling com Dados”, de Cole Knaflic.
Como aplicar?
Os dados contam uma história. Eles revelam a trajetória das ações de uma empresa, seus resultados e suas perspectivas. Com eles, é possível antecipar comportamentos e tendências. Assim, hoje são o maior subsídio para a tomada de decisões.
Dessa forma, é preciso entender a história que eles estão contando. O analista de dados deve, primeiro, filtrar as descobertas mais relevantes. O que de fato vai impactar nas decisões de uma empresa?
Então, chega o momento de montar seu relatório ou apresentação. O tema pode atuar como uma manchete, para fisgar a atenção dos gestores mesmo. A partir daí, o passo a passo segue uma narrativa com início, meio e fim. Contexto. O que aconteceu. O que isso significa. Previsões. Sugestões de ações. Sempre de forma envolvente.
Ou seja, as informações técnicas devem ser apresentadas com criatividade.
Que habilidades são necessárias para o storytelling com dados?
Storytelling é sobre comunicação. Assim, compreende um conjunto de habilidades que se somam com o objetivo de passar informações.
É preciso construir um texto e slides, se for o caso, apelativos, com uma diagramação interessante. Usar gráficos que facilitem a compreensão dos números. E mesmo exercitar a oratória.
Enfim, tudo para que os gestores possam acompanhar aquela narrativa. Dessa forma, o analista de dados cumprirá seu papel na engrenagem da tomada de decisões assertivas.
Precisa de uma análise de dados efetiva e compreensível para sua empresa? Conte com a NR Lidera!