Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wp-includes/functions.php on line 6114
Decisões assertivas baseadas em dados: aprenda como aplicar

Como tomar decisões assertivas baseadas em dados

Decisões Assertivas

Vivemos em um mundo cada vez mais digital. Principalmente depois da pandemia, que fez com que as transações on-line se tornassem ainda mais comuns. Dessa forma, hoje, as estratégias de um negócio devem passar pela coleta e análise de dados. Essas informações, assim, são essenciais para a tomada de decisões assertivas, a partir da inteligência empresarial. Mas você sabe o que é isso? Então continue lendo e descubra!

O que é inteligência empresarial?

A inteligência empresarial também é chamada de BI (do inglês “business intelligence”). Trata-se da utilização de dados para produzir insights que definam as estratégias de um negócio. Ou seja, essas estratégias não serão baseadas em intuição ou achismo, mas em decisões bem-informadas. Assim, também é necessário estimular uma cultura de dados na empresa. Já ouviu falar disso? Leia a respeito aqui.

Possibilidades da tomada de decisões baseada em dados

Um dos aspectos mais interessantes da análise de dados é sua capacidade preditiva. Além de identificar padrões, é possível antecipar tendências e o comportamento do cliente. Isso pode ser feito, inclusive, de forma personalizada e em tempo real. Por exemplo, a partir do histórico de compras de um cliente, recomendar produtos e serviços que atendam a suas necessidades futuras. Outra opção é oferecer descontos específicos. Que tal? Parecem boas ideias, né?

Quais as etapas para a tomada de decisões assertivas?

Confira os passos essenciais!

  • Coleta de dados, por exemplo, em redes sociais, e-mails, call centers etc. Assim, constrói-se um banco de dados, ou Big Data.
  • Organização dos dados, de forma a visualizá-los facilmente. Por exemplo, em planilhas, quadros ou plataformas especializadas.
  • Análise dos dados, por um cientista de dados.
  • Produção de insights a partir da análise.
  • E, finalmente, tomada de decisões assertivas baseadas nos insights.

As métricas e os indicadores

Uma análise objetiva não pode ser feita sem direcionamento. Dessa forma, devemos definir métricas e indicadores mensuráveis que serão acompanhados para se obter respostas. Porém, eles dependem dos objetivos da empresa. E aí? Quais são os do seu negócio?

Decisões assertivas garantem sucesso?

Não. Assertividade não significa acertar sempre. Afinal, mesmo uma decisão bem-fundamentada pode gerar resultados insatisfatórios. Isso já aconteceu com você?

No entanto, com direção, a porcentagem de acertos aumenta. Afinal, é claro que você pode confiar na sua intuição. Mas sozinha ela não é suficiente para definir estratégias. Já parou para pensar nisso? Informação é a chave! Como dizemos:

Não podemos aceitar o acaso. Tudo tem um quê, um como e um porquê. Uma análise de dados sempre sustenta melhores decisões.

Assim, conte com a NR Lidera para tomar decisões baseadas em informações de qualidade! Então, Entre em contato para tirar dúvidas.

Compartilhe:

Veja outros textos

plugins premium WordPress