Vivemos em um mundo cada vez mais digital. Principalmente depois da pandemia, que fez com que as transações on-line se tornassem ainda mais comuns. Dessa forma, hoje, as estratégias de um negócio devem passar pela coleta e análise de dados. Essas informações, assim, são essenciais para a tomada de decisões assertivas, a partir da inteligência empresarial. Mas você sabe o que é isso? Então continue lendo e descubra!
O que é inteligência empresarial?
A inteligência empresarial também é chamada de BI (do inglês “business intelligence”). Trata-se da utilização de dados para produzir insights que definam as estratégias de um negócio. Ou seja, essas estratégias não serão baseadas em intuição ou achismo, mas em decisões bem-informadas. Assim, também é necessário estimular uma cultura de dados na empresa. Já ouviu falar disso? Leia a respeito aqui.
Possibilidades da tomada de decisões baseada em dados
Um dos aspectos mais interessantes da análise de dados é sua capacidade preditiva. Além de identificar padrões, é possível antecipar tendências e o comportamento do cliente. Isso pode ser feito, inclusive, de forma personalizada e em tempo real. Por exemplo, a partir do histórico de compras de um cliente, recomendar produtos e serviços que atendam a suas necessidades futuras. Outra opção é oferecer descontos específicos. Que tal? Parecem boas ideias, né?
Quais as etapas para a tomada de decisões assertivas?
Confira os passos essenciais!
- Coleta de dados, por exemplo, em redes sociais, e-mails, call centers etc. Assim, constrói-se um banco de dados, ou Big Data.
- Organização dos dados, de forma a visualizá-los facilmente. Por exemplo, em planilhas, quadros ou plataformas especializadas.
- Análise dos dados, por um cientista de dados.
- Produção de insights a partir da análise.
- E, finalmente, tomada de decisões assertivas baseadas nos insights.
As métricas e os indicadores
Uma análise objetiva não pode ser feita sem direcionamento. Dessa forma, devemos definir métricas e indicadores mensuráveis que serão acompanhados para se obter respostas. Porém, eles dependem dos objetivos da empresa. E aí? Quais são os do seu negócio?
Decisões assertivas garantem sucesso?
Não. Assertividade não significa acertar sempre. Afinal, mesmo uma decisão bem-fundamentada pode gerar resultados insatisfatórios. Isso já aconteceu com você?
No entanto, com direção, a porcentagem de acertos aumenta. Afinal, é claro que você pode confiar na sua intuição. Mas sozinha ela não é suficiente para definir estratégias. Já parou para pensar nisso? Informação é a chave! Como dizemos:
Assim, conte com a NR Lidera para tomar decisões baseadas em informações de qualidade! Então, Entre em contato para tirar dúvidas.