Se antes já era uma tendência, agora, então, é certeza. O uso de dados veio para aperfeiçoar as estratégias de marketing. Depois das transformações geradas pela pandemia, o relacionamento com cliente não será mais o mesmo.
Quer obter o máximo da sua análise? Leia dez dicas rápidas!
Enxergue o seu trabalho como a busca por algo valioso
Há estudiosos que dizem que a mineração de dados se assemelha à mineração de ouro. Não é qualquer informação que se torna relevante e valiosa, mas as melhores estão ali, escondidas, esperando seu olhar atento. Assim, se você persistir, você terá insights valiosos sobre as possíveis oportunidades, assim como sobre ameaças que deve evitar.
Colete cada vez mais
Você deve coletar mais dados para, então, armazenar e salvar os que você coletar. Isto é, é como um ciclo.
Em outras palavras, não descarte por desatenção, nem perca ou jogue fora os dados já coletados. Quanto mais rico for o conjunto de dados, melhores serão as chances de boas análises serem realizadas.
Construa mais dados
Você sabia que dados úteis podem ser criados de maneira prática?
Aqui está um exemplo: se você dirige uma empresa, pergunte aos clientes como eles o encontraram. Como resultado, você terá excelentes insights sobre seus esforços de marketing. Essa é uma forma simples, econômica, prática e rápida de construir dados relevantes.
Faça experimentos com frequência
Métodos de criação de dados, como testes AB, podem fornecer dados de valor significativo sem exigir grandes investimentos.
Por exemplo, Tim Ferris, em seu livro Trabalhe quatro horas por semana, descreve o uso de anúncios pay-per-click para avaliar a viabilidade do produto. Essa é uma ideia inteligente, afinal, você só paga quando os clientes em potencial clicarem, e provavelmente em muitos casos resulta em conclusões analíticas mais precisas do que um estudo qualitativo para análise.
Construa uma biblioteca
Essa talvez seja a dica mais importante. Afinal, os dados precisam estar bem armazenados para que possam ser úteis na análise. Dessa forma, é preciso que você construa um local seguro, mesmo que seja uma planilha na nuvem, para arquivar todas as suas observações.
Você precisa dessa segurança para avaliar o contexto e fazer boas e valiosas predições. Aliás, é com base nela que as suas decisões futuras serão tomadas. Então, lembre-se de que essa base é o seu tesouro e cuide bem dela.