Data analytics: por onde começar?

Data analytics

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou análise de dados, é para toda e qualquer empresa. Dessa forma, se você tem um empreendimento, é importante que comece desde já a utilizar os dados a seu favor. Continue lendo e saiba como!

Em primeiro lugar, é preciso entender o termo e seu conceito. Data analytics é um processo de análise de dados para um fim específico. Isto é, você observa com um olhar direcionado cada dado da sua empresa. E qual é a razão? Com certeza, otimizar seus resultados, seus investimentos e minimizar chances de risco!

Isso parece bom, não é mesmo? Então, considere começar a organizar os seus dados o quanto antes. E isso é mais simples do que parece. Com uma planilha de excel, você pode categorizar as informações sobre seus clientes, seus investimentos em mídias, seus resultados… Dessa forma, você estabelece indicadores e passa a acompanhar os números.

Continue lendo e entenda o passo a passo de forma simples!

O primeiro passo é ter uma fonte de dados, não é? De onde eles dados surgem? Onde eles estão? Ter boas fontes, ou seja, fontes confiáveis é um ponto essencial. Afinal, se eles serão analisados para guiar nossas ações e tomadas de decisões, precisamos que sejam dados assertivos, fiéis ao que acontece na empresa. Assim, é preciso colocar na planilha os dados reais, verdadeiros, ainda que não sejam números favoráveis.

Sem dúvida, armazenando dados confiáveis, anotando de forma fiel, podemos acompanhar o desenvolvimento e garantir uma análise pontual, que, de fato, contribua com os passos que serão dados pelo empreendimento.

Depois de termos criado o hábito de anotar num único endereço todos os dados, é hora de organizar as informações. Assim, precisamos de indicadores. É importante que você selecione quais são os fatores que receberão atenção especial no processo de data analytics, isto é, quais serão os guias principais para as tomadas de decisão.

Para que a gente consiga ter clareza desses indicadores, é necessário organizar esses dados. Afinal, com o passar do tempo, você terá cada mais um volume maior de dados para armazenar e interpretar, uma vez que, na era de informação, os dados se multiplicam em alta velocidade.

Como a ideia é identificar padrões nos dados, observar números relevantes e o que pode ser feito a partir de cada análise, os indicadores precisam estar apresentados de forma inteligente. Ou seja, a otimização deve acontecer desde a organização dos seus dados, seja numa planilha, como falamos antes, seja num sistema.

Como seus clientes e seguidores em redes sociais se comportam? Com certeza você já se perguntou isso. Então, como ter conhecimento dessa e outras informações? Analisando seus dados! Todas as métricas de vendas, relacionamento com cliente, fidelização, atendimentos e afins se transformam nos indicadores.

E chega a hora de analisar esses indicadores!

Se fôssemos resumir o processo de data analytics em poucas palavras, podemos dizer que é processar, organizar, analisar, observar e tomar decisões. Para que o processo aconteça de forma eficaz, precisamos cumprir a sequência com fidelidade.

Se você pretende acertar em seus investimentos, prever seus possíveis resultados e minimizar chances de prejuízos, a hora de começar a analisar seus dados é agora!

A NR Lidera pode te ajudar nesse processo. Entre em contato!

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress