Como implementar a análise de dados em microempresas?

Investimento em marketing

Quando você pensa em termos como “análise de dados” e “big data”, tem dificuldade em imaginar como aplicá-los em microempresas? Muitas pessoas acreditam que é necessário um grande investimento em softwares e profissionais para implementar a cultura de dados num negócio. No entanto, vivemos a era dos dados, e microempresas podem (e devem!) aprender a reuni-los e usá-los a seu favor.

A análise de dados permite monitorar, por exemplo:

  • O custo-benefício das ações, de forma a direcionar melhor futuros investimentos.
  • A satisfação dos clientes, o que impacta na solução de problemas e melhora na qualidade do serviço.
  • A eficiência dos processos, compreendendo o que está funcionando e o que precisa ser modificado.
  • Riscos e oportunidades, para responder a eles o mais cedo possível.

O big data de uma empresa é sua base de dados. Assim, reúne informações coletadas e-mails, chats, call centers, redes sociais, registros de vendas, pesquisas de satisfação, plataformas de gestão… Eventualmente, pode incluir, além de dados sobre o próprio negócio, outros sobre os concorrentes, o nicho, o universo dos clientes etc.

Toda iniciativa, uma vez lançada, começa a gerar dados. Não menospreze seu big data por ele não ser tão big (“grande”, em inglês) quanto o da Amazon. Uma vez que se disponha a coletá-los e organizá-los, você vai se surpreender com o volume de dados de interesse da sua empresa – e com como eles se multiplicam a cada dia.

O início de um processo é sempre empolgante. Assim, ao se começar a implantar a cultura de dados num negócio, é fácil cair na tentação de analisar cada pedacinho de informação coletado. Mas tome cuidado. Mesmo com todos os seus recursos, a Amazon não trabalha cada dado de sua base, nem a sua pequena empresa deve fazer isso. Por isso, lembre-se: “um processo de descoberta inteligente identifica os dados que merecem mais atenção“.

Assim, invista os recursos – humanos, tecnológicos e financeiros – de forma assertiva. Para isso, gestores e analistas de dados devem colaborar para definir métricas e indicadores de análise, que vão nortear as descobertas.

Microempresas têm estruturas mais simplificadas. Dessa forma, o diálogo entre os analistas e os gestores pode ser bem mais direto ao ponto. Assim, a tomada de decisões não depende de um processo com várias pausas hierárquicas e burocráticas. Essa é uma vantagem competitiva: quanto mais rápida for a reação de um negócio aos insights da análise de dados, melhor.

Comece hoje mesmo a transformar sua empresa. Conte com a NR Lidera para uma análise de dados precisa que vai inspirar as melhores decisões para seu negócio.

Compartilhe:

Veja outros textos

Data analytics
Inteligência Empresarial

Data analytics: por onde começar?

O nome pode até assustar e parecer feito para empresas grandes, mas esse é o primeiro mito que precisamos quebrar. Sem dúvida, data analytics, ou

Tomada de decisão
Inteligência Empresarial

Como tomar decisões estratégicas

Como tomar decisões estratégicas é uma arte essencial para o crescimento e a sustentabilidade de qualquer negócio. No entanto, muitos empresários enfrentam desafios significativos ao

plugins premium WordPress