O que esperar das ferramentas de inteligência empresarial e do uso de dados para o ano que vem
As empresas procuram ser mais ágeis e inteligentes com foco em otimizar processos, tomar decisões baseadas em evidências concretas, identificar oportunidades de negócios e aumentar a produtividade. Nesse sentido, é fundamental que se coloque em prática inteligência empresarial (business intelligence) e se conheça as tendências de BI para o próximo ano. Dessa forma, ações e estratégias assertivas são possibilitadas, tendo em vista a constante evolução de tecnologias a cada ano que passa.
Logo, veremos a seguir as principais tendências de inteligência empresarial e uso de dados para 2024.
Tendências de BI & Data 2024 para que sua empresa saia na frente
Embora novas tecnologias e ferramentas surjam a todo momento, algumas tendências de BI 2023 vieram para ficar e, inclusive, se aprimorarem.
Ainda assim, precisamos conhecer e acompanhar o que está em alta de BI e uso de dados no mercado empresarial a fim de nos mantermos atualizados e sairmos à frente nessa corrida.
Vejamos, então, algumas tendências:
Automação inteligente
Neste cenário a Inteligência Artificial (IA) continua sendo protagonista. A partir dela, a automação inteligente de processos de análises de dados é viabilizada, por exemplo. As soluções dessas análises, como a preparação dos dados e elaboração de relatórios, serão realizadas de modo sofisticado e acessível por essa tecnologia. Por sua vez, isso permitirá aos profissionais tarefas mais importantes, economizando-os tempo. Dessa maneira, as empresas terão a capacidade de tomar decisões assertivas com maior velocidade e menor custo. Foco nas tendências de BI!
Segurança de dados
Esse assunto não é novidade, mas continuará em alta no ano de 2024, na medida em que os dados se tornaram o novo “petróleo” do mundo business. Com novos modelos de encriptação e métodos avançados de proteção, como a verificação dos próprios usuários do sistema da organização, os dados dos clientes poderão ser mais fácil e seguramente protegidos contra acessos não autorizados, garantindo sua integridade e confidencialidade. Assim, colabora para a conquista e fidelização do cliente, uma vez que ele pode assegurar sua privacidade. Ou seja, um uso prático de uma boa inteligência empresarial unida ao uso de dados.
Ademais, a IA pode ser utilizada como ferramenta para detectar quaisquer anomalias e padrões suspeitos nos dados. A partir de um monitoramento contínuo, ela pode prevenir fraudes e aumentar a segurança da informação.
Processamento de Linguagem Natural (NLP) como tendência de BI
A técnica de NLP juntamente à de Reconhecimento de Padrões é tendência de BI e uso de dados para 2024. Ela trabalha de tal forma que permite que a descoberta de dados seja mais simples e eficaz. Com ela, é possível a “mineração” de dados e extração de insights produtivos para o seu negócio.
Além disso, as empresas estão observando dados importantes de modo não estruturado como fonte de análise e coleta. Só para exemplificar, são os casos de texto, áudio e vídeo. Dessa maneira, o método do processamento de linguagem natural é altamente recomendado para fazer a análise desses dados não estruturados dessas fontes. Assim, a descoberta de insights e tendências de BI “ocultas” se tornam mais prováveis.
Cloud e multi-cloud: tendências de BI nas nuvens
Muitas empresas estão direcionando suas operações para a nuvem. A arquitetura “multi-cloud” apresenta diversas vantagens como: a escalabilidade e flexibilidade, redução de custos, acesso remoto e atualizações e manutenções automatizadas.
Além disso, movendo também os dados para a nuvem, tem-se maior segurança a partir de medidas protetivas mais robustas e backup e “recuperação de desastres”. Por isso, se houver alguma falha, a integridade dos dados é mantida, alavancando o efeito de sua BI.
Podemos, também, mencionar outros benefícios acerca dessa tecnologia, por exemplo, a sustentabilidade. Este é um dos principais conceitos em alta nesse ano de 2024. Ela é preservada pela diminuição da pegada de carbono por conta de uma infraestrutura mais econômica. Outro ponto interessante é a possibilidade de se criar ecossistemas ao permitir a integração com aplicativos e sistemas diversos.
Quer se manter sempre atualizado com as tendências de mercado do mundo empresarial? Entre em contato com a NR Lidera e fique antenado às novidades!