A análise de risco regular minimiza a vulnerabilidade da empresa a eventos inesperados e garante proteção contra as potenciais ameaças. Ou seja, seu objetivo é reduzir as possíveis consequências negativas das operações de negócios.
Divide-se em:
- avaliação de risco, que se debruça sobre a segurança e a identificação de perigos;
- comunicação de risco, a troca de informação sobre os riscos;
- e gestão de risco, o controle proativo dos riscos.
Alguns exemplos de análise de risco
Análise de risco-benefício e custo-benefício
A ideia da análise de risco-benefício é pesar os prós e os contras de uma ação. Assim, esta é avaliada considerando o impacto de seu potencial sucesso ou fracasso. Em contrapartida, a análise de custo-benefício estima os custos de uma ação e os compara com seus esperados benefícios e oportunidades. Portanto, esses dois tipos de análise ajudam os gestores a tomar decisões assertivas, evitando operações de alto risco ou alto custo.
Avaliação de necessidades
É o processo sistemático de identificar as necessidades e as lacunas da empresa. Assim, sabendo o que está faltando, os gestores podem direcionar os recursos para atingir os objetivos de forma mais eficiente.
Análise de impacto no negócio
Antecipa possíveis problemas causados por desastres naturais e outros fatores externos, permitindo, dessa forma, planejar a recuperação, a prevenção e a redução de danos.
Análise dos modos de falha e seus efeitos
Esse método antecipa os potenciais fracassos nas operações de negócio e reduz seus impactos para os clientes. Portanto, garante a confiança no produto ou serviço e diminui os custos das falhas.
Análise de causa raiz
Identifica e elimina a raiz dos problemas. Ou seja, previne os problemas recorrentes resolvendo suas causas.
Os dois principais métodos de análise de risco
Análise qualitativa
É o método mais fácil e conveniente. Classifica o risco a partir da severidade ou probabilidade das suas consequências. São associadas à análise qualitativa, por exemplo, a análise de causa raiz e a avaliação de necessidades. Ou seja, resulta num risco projetado, uma ideia de como o risco vai se manifestar.
Análise quantitativa
Esse método calcula o risco com base nos dados disponíveis. Entre os tipos associados, estão a análise dos modos de falha e seus efeitos, a de análise de impacto no negócio e a de risco-benefício. Portanto, resulta num risco estatístico, mais específico e confiável.
Já passou da hora de você implementar a análise de risco na sua empresa. Entre em contato com a NR Lidere e resolva isso agora.