A business intelligence, embasada na análise de dados, é uma área crescente e necessária nos contextos empresariais. Afinal, é ela que permite a organização de dados, o crescimento do ROI, a tomada de decisões assertivas. Além disso, a inteligência empresarial atua prevendo, com base no histórico da empresa, os cenários possíveis. Assim, fica mais fácil direcionar os investimentos para ter resultados.
Leia o post completo e entenda mais sobre a relevante análise de dados.
1 O que é a inteligência empresarial e a análise de dados?
Em resumo, é um processo que tem como objetivo auxiliar empresas e gestores na tomada de decisão. Assim, os dados brutos são observados e transformados em informações que, de fato, direcionam as ações empresariais, uma vez que podem prever os melhores cenários de investimentos e decisões.
Dessa forma, com inteligência empresarial e análise de dados, além de otimizar processos, também evitamos riscos desnecessários. É desse modo, então, que traçamos estratégias certeiras para que os resultados sejam positivos.
2 Por onde começar a criar uma base de dados organizada?
É fato que a base de dados importa, mas é algo mais simples inicialmente do que imaginamos. A melhor forma de iniciar essa base é em uma planilha de Excel, da forma como for mais pertinente a você. Mais do que o formato do material, a organização dos dados deve ser o foco. Ter números, datas, sequência, enfim, as informações que for possível de arquivarmos.
O importante é começar. Sem dúvida, preencheremos e atualizaremos a base de forma constante, o que enriquecerá a análise.
3 E se eu não tenho dados para organizar?
Os dados sempre existem, ainda que não estejam claramente dispostos. Considerando que uma empresa está sempre em movimento e em funcionamento, tudo o que acontece, todas as decisões tomadas, todos os resultados obtidos podem ser categorizados e organizados como dados.
Dessa forma, o começo se torna o ponto principal, pois é a partir dele que toda a base será estruturada. Por isso mesmo, a NR Lidera está à disposição para auxiliar nessa e em todas as outras etapas.
4 Só empresas grandes precisam de uma base e análise de dados?
Todas as empresas, independentemente do tamanho, precisam de uma base de dados. Afinal, não importa o tamanho, todas têm o mesmo objetivo: crescer e ter lucros, assim como outros resultados positivos.
Nesse sentido, para chegar a cenários cada vez melhores, devemos tomar decisões com cuidado e atenção, sempre de forma concreta, e não seguindo o acaso ou intuição abstrata. Por isso, empresas pequenas, médias e grandes precisam trabalhar com dados.
5 Os dados vão tirar a autonomia das minhas decisões?
Este é um mito para quebrarmos. Os dados não tiram autonomia, pelo contrário: eles possibilitam que você tenha certeza das decisões que tomará. Em vez de dar um chamado ‘tiro no escuro’, a empresa poderá assumir riscos calculados, fazer investimentos em mídias com mais potencial e evitar embasar decisões na dúvida.
Para saber mais sobre análise de dados, leia este post.
Quer começar a trabalhar com dados e não sabe por onde começar? Entre em contato com a NR Lidera!